.png)
A Associação Afro Brasileira é uma organização não governamental fundada em 05 de agosto de 2005, em Santa Isabel. É constituída jurídica e administrativamente sob forma de entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos e de caráter cultural, educativo e caritativo inscrita no CNPJ/MF sob nº 07.618.241/0001-48.
Inicialmente, oferecia curso básico de informática e oficinas de capoeira, dança, canto, teatro e instrumento afro, que são desenvolvidas para resgatar a cultura e os costumes afro-brasileiros. Além disso, era oferecido também à comunidade o pré-vestibular, programa fundamental que possibilitou que muitos jovens isabelenses ingressassem na universidade.
A preservação do meio ambiente está, também, na história da Afro que mobilizando e conscientizando a população apoiou a Associação Cata Papel, a quem destinava os trabalhos de coleta de lixos recicláveis.
Atualmente, a Associação Afro fomenta seus serviços através de parceria públicas. Juntamente com a Prefeitura de Santa Isabel oferece oficinas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, atendendo pessoas no bairro Jardim Eldorado e adjacências; CRAS e Centro de Convivência do Idoso - CCI, na Escola Sérgio Porto; para alunos com necessidades especiais e em sua própria sede.
A Casa de Passagem, também parceria pública, é um programa que resgata indivíduos em situação de rua e fornece alimentação e cuidados nos municípios de Santa Isabel, para residentes do sexo masculinos e Mogi das Cruzes, atendendo os públicos masculino, feminino e infantil.
Por fim, em Itaquaquecetuba, a Afro administra a Creche Francisco Alves de Araújo; no Jardim Flamboyant, atendendo crianças de 0 a 4 anos de idade.
Além de todos esses programas e projetos, a Afro mantém uma gama de cursos, oficinas e palestras a disposição da população.